Conhecidos no meio médico como os cálculos renais, estes são formados pelo acúmulo de cristais na urina, envoltos por proteínas secretadas pela pele que reveste internamente o rim. O desequilíbrio em uma dieta, quando muito rica em sal, proteínas, produtos industrializados e baixo consumo de água, pode levar à precipitação dessas pedrinhas nas vias urinarias.

As pedras mais comumente formadas são a base de fosfato de cálcio e oxalato de cálcio. Isso não quer dizer que você deve parar de ingerir cálcio, apenas que o desequilíbrio nas dietas pode fazer com quem proporções inadequadas dessas substâncias se acumulem na urina. Isso deve ser discutido com seu urologista e nutricionista.

A dor do cálculo renal não vem do fato de ele repousar parado no seu rim. Se você fez uma ultrassonografia e identificou um pequeno cálculo dentro do rim sem qualquer evidência de dilatação ou “hidronefrose”, esta pedrinha não está lhe causando dor.

A crise de cólica renal, a dor de passar uma pedra nos rins, vem quando esta resolve se deslocar pelo canal urinário rumo a bexiga e emperra no meio do caminho. A urina se acumula no canal e na tentativa de expulsar a urina congestionada, vem a cólica e a dor muito descrita como insuportável. Essa dor não tem posição que melhora. Vem associada a náuseas e vômitos. Geralmente atinge apenas um lado das costas do paciente e é alta. Embaixo das costelas no meio das costas. Pode ter períodos de melhora, mas enquanto o cálculo não for removido ou expelido espontaneamente, apresenta períodos de piora novamente.

A cirurgia para retirada dos cálculos renais é realizada com um aparelho chamado endoscópio flexível por onde passam instrumentos para a fragmentação e retirada do cálculo.

A melhor forma de tratar um cálculo renal depende de diversos fatores como tamanho da pedra, localização e graduação de dureza. Caso sinta dores como a descrita, procure urgentemente um hospital para atendimento o quanto antes ou um dos nossos consultórios.

Como prevenir cálculos renais?

  • Ingerir água suficiente para manter a urina sempre amarelo bem clarinho ou transparente.
  • Evitar alimentos salgados, industrializados, embutidos, enlatados.
  • Ingerir uma dieta sempre bem balanceada com muitas frutas, verduras, legumes.
  • Evitar grandes quantidades de proteínas em uma única refeição.
  • Ficar atento para casos na família. É muito comum ter várias pessoas na família com problemas de pedras nos rins.
  • Investigar a presença de pedras nos rins que não estão lhe dando sintomas no momento com exames de rotina como a ultrassonografia de vias urinarias.