Hiperplasia de Próstata
A hiperplasia prostática é um aumento benigno (não é um câncer) do tamanho da próstata que atinge cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos. Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa chega a 80%. Normalmente do tamanho de uma noz, a glândula pode chegar a ficar tão grande quanto uma bola de tênis. O crescimento da próstata pode comprimir a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. A urina estagnada, por sua vez, favorece o aparecimento de infecções e de cálculos renais.
Homens com poucos sintomas, que acordam à noite uma ou duas vezes para urinar, não necessitam de tratamento, mas precisam ser acompanhados com toques retais e determinações periódicas do PSA. Aqueles com sintomas mais intensos (dor, sangue na urina, infecções frequentes) devem discutir com os urologistas as vantagens e desvantagens do tratamento.
Recomendações para identificar a hiperplasia de próstata
- A partir dos 50 anos de idade é recomendado que os homens consultem o urologista uma vez por ano pelo menos;
- Quem tem pai ou irmão com hiperplasia apresenta três vezes maior possibilidade de desenvolver o problema. Vale mencionar o histórico familiar na consulta.
Depoimentos dos Pacientes
Atendimento feito com respeito ao paciente e interesse em ajudar. Eles orientam o paciente a recuperar a qualidade de vida, o que é um diferencial que surpreende a expectativa.
Onde nos Encontrar
- R. Maestro Cardim, 769 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01323-001
- Av. Dr. Epitácio Pessoa, 698 - Ponta da Praia, Santos - SP, 11030-600