O que é cirurgia robótica?
A plataforma robótica é uma tecnologia lançada no mundo no início da década de 2000, criada inicialmente para auxiliar em neurocirurgia, mas que foi logo adotada e amplamente difundida no auxílio do tratamento das doenças em UROLOGIA. Hoje, corresponde a quase a totalidade das cirurgias de câncer de próstata nos Estados Unidos e vem avançando a passos largos no Brasil.
Une o aspecto minimamente invasivo da cirurgia laparoscópica comum à avançada tecnologia robótica de correção de tremores, visualização 3D, amplitude maior de movimentos e delicadeza na manipulação de instrumentos, tudo isso com pequenas incisões no corpo do paciente para a realização de cirurgias de grande porte. Dá ao cirurgião robótico uma maior eficiência e precisão em cirurgias delicadas.
Benefícios:
- Menor dor no pós-operatório
- Menor sangramento
- Menos tempo de internação
- Menor tempo de recuperação
- Retorno mais rápido à sua rotina
- Maior precisão e eficiência nos movimentos do cirurgião
Custos
O sistema de saúde privado ainda não cobre completamente os procedimentos cirúrgicos com o auxílio do robô. Todos os hospitais cobram uma “taxa de robótica” que significa um valor de aluguel da máquina e dos seus instrumentos cirúrgicos.
É um equipamento que pode chegar a 30 MILHÕES de reais, que só é permitida a utilização a médicos com treinamento específico na área.
Especializações
- Fellowship em Oncologia em Urologia no A.C. Camargo Cancer Center
- Fellowship na Universidade de Leipzig – Cirugia Robótica
- Proctor autorizado para treinamento de cirurgiões em cirurgia robótica no Hospital São Camilo da Pompéia.